Empreendedoras Pretas e o Afro-empreendedorismo no Meio Digital

O mundo dos negócios digitais é vasto e repleto de oportunidades. No entanto, para muitas mulheres negras, a possibilidade de empreender neste meio tem sido um desafio. Com o objetivo de discutir essas questões e abrir espaço para o diálogo sobre o afro-empreendedorismo, um painel foi organizado no âmbito da tecnologia e inovação. Sob o tema “Criadores de Conteúdo e Afro-empreendedorismo”, o evento contou com a participação de três incríveis empreendedoras pretas: Flávia Paixão, Rafa Xavier e Samyra Priscila.

Flávia Paixão, uma administradora especializada em gestão de negócios e marketing digital, é a criadora do canal do YouTube “Empreender com Paixão”. Neste canal, Flávia transmite seu conhecimento sobre gestão de negócios para mais de 100 mil inscritos de uma forma leve e objetiva.

Rafa Xavier, por outro lado, dirige um salão de beleza especializado em tranças e cursos de tranças, além de um SPA dedicado a noivas negras. As iniciativas de Rafa não só celebram a beleza negra, mas também fortalecem o afroempreendedorismo. Como ela ressalta, “Estamos fazendo um movimento para potencializar outras mulheres, que também estão trabalhando com o empreendedorismo negro”.

Samyra Priscila, a terceira palestrante, é também uma criadora de conteúdo e proprietária de uma loja online onde comercializa cabelos orgânicos. Sua entrada no mundo digital foi motivada pela falta de produtos disponíveis para mulheres negras. “Eu sou da época que não existiam produtos nacionais para mulheres negras, então eu tinha que fazer gambiarras”, ela explica.

Um tema recorrente durante o painel foi a importância do compartilhamento de conhecimento. As plataformas digitais tornaram possível alcançar um público mais amplo e facilitar a troca de experiências e estratégias. Rafa Xavier expressa isso perfeitamente: “Poder falar com pessoas negras que também estão procurando por estratégias de negócios é super importante. Tudo isso se torna uma base de fortalecimento para as potências que a gente já tem”.

As motivações para se tornar uma empreendedora digital variam, mas para Samyra Priscila, foi a vontade de criar oportunidades para si mesma e para sua família. Ela reflete: “Querer ter algo diferente, diferente do que a minha família pôde, sabe? Eu pude criar oportunidades para mim, para minha família, acho que essa foi uma das minhas maiores motivações”. Samyra também destaca a importância de eventos como este, pois proporcionam momentos de identificação e fortalecimento da comunidade negra no mundo digital.

Este painel reuniu vozes importantes no afroempreendedorismo e destacou a importância da representatividade no mundo dos negócios digitais. As histórias de Flávia, Rafa e Samyra são um testemunho do poder do empreendedorismo negro e um lembrete de que, apesar dos desafios, é possível triunfar no mundo digital.aaaaaaaaaa

Blog

Confira as nossas publicacoes e artigos reunindo as expertises e novidades do mercado!

Receba novidades no seu email

Em destaque