Bassirou Diomaye Faye com apenas 44 anos foi eleito Presidente do Senegal, considerado o líder mais novo em toda história do país, dentre as promessas de campanha, Faye declarou a reforma do sistema de justiça, a renegociação de contratos de mineração, gás, petróleo e pesca assinados com empresas estrangeiras. O presidente eleito também prometeu a criação de uma nova moeda nacional, além de laços mais próximos com a Rússia.
Faye recebe sua cerimônia presidencial ao lado de suas esposas, pela primeira vez na história política do Senegal, um presidente com mais de uma esposas liderará o país.
No Senegal a uma prática tradicional entre alguns grupos étnicos, especialmente os fulas e os sereres, envolve a poligamia, onde os homens podem ter múltiplas esposas legalmente reconhecidas, bigamia é considerada parte integrante da cultura e das tradições desses grupos, com raízes históricas profundas. No entanto, nos tempos modernos, questões relacionadas aos direitos das mulheres e à igualdade de gênero levantaram debates sobre a prática da bigamia. Alguns argumentam que ela pode ser desigual e opressiva para as mulheres, enquanto outros defendem sua importância cultural e seu significado dentro das comunidades.