A Fan_rio é a primeira exposição de arte negra apresentada pelo Mercado Casarão e reúne um acervo de obras inspiradoras de artistas independentes .
A valorização da arte negra não é apenas um ato de apreciação estética, mas um reconhecimento profundo da riqueza cultural e da expressão artística que emerge das comunidades afro descendentes. A arte negra abrange uma ampla variedade de formas de expressão, incluindo pintura, escultura, música, dança, literatura e cinema. Valorizar essa diversidade não apenas enriquece o panorama cultural, mas também desafia estereótipos e amplia as narrativas representadas nas artes. Com esse intuito recebemos em nosso Casarão diversas obras de artista negros, periféricos independentes, com a finalidade de valorizar e potencializar nossos talentos e memórias através da arte.
As experiências vividas ao longo da vida contribuem para a formação da identidade de uma pessoa. Memórias de eventos significativos, conquistas, desafios e relacionamentos moldam a perspectiva individual. A identidade de um grupo é frequentemente vinculada às memórias coletivas compartilhadas, como eventos históricos, tradições e realizações compartilhadas.
O Mercado Casarão é um espaço que reúne, tradição, ancestralidade e cultura preta, para valorizar e preservar nossa memória. Ao valorizar a arte negra, damos voz às narrativas autênticas e significativas que muitas vezes foram silenciadas. Essas expressões artísticas contam histórias de resiliência, passando pela cultura e enfrentamento de desafios, oferecendo uma visão única e essencial do mundo.